Abra arquivos .DOCX sem Office com ajuda do IE

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Totalmente em ambiente Windows, você pode se ver usando uma versão mais antiga do Windows, ou quem sabe até não ter o Office 2007 no computador. Isso acontece muito em CiberCafés e lugares onde por algum motivo o dono do computador não desejou ou não pôde instalar o novo pacote Office [que já não é tanto assim].

Se tudo o que você quer é abrir um simples documento do Office 2007 em sua famosa extenção com um 'x' no final [.docx] e não sabe como, o Arruma Blog lhe dá a dica. Achamos ela muito simples e funcional. 

Nós testamos a dica e é 100% válida, basta você seguir alguns passos simples e lembrando que tudo o que você tem que ter é o arquivo em .docx sem o pacote Office da Microsoft Corporation, uma versão do Internet Explorer e o nativo [des]compactador de pastas do Windows [conhecido como ZIP], se não pode ter o WinZip [Ou aplicativo semelhante].

Para ver o conteúdo do Word siga:

     1. Renomeie o arquivo .docx para .zip ( Como mostra a imagem a.zip. Antes era a .docx );
     2. Abra o arquivo .ZIP que foi criado, usando o Winzip ou pelo WindowsXP mesmo;
     3. Dentro do ZIP, haverá uma pasta chamada word [fora as outras], abra-a;
    4. Nesta pasta, localize um arquivo chamado document.xml [Navegadores de net podem abrir isso];
     5. Abra este arquivo no Internet Explorer: é o texto do seu arquivo;
     6. Se houver gráficos ou imagens, eles estarão na pasta word/media;

Imagine que você tenha preparado um post em na correia da sua casa e salvou em word 2007 [Porque um bom blogueiro gosta das coisa mais recentes do mundo e está sempre atualizado] e a colocou no seu HD virtual ou pen-drive. Não conseguirá postar ela hoje mas quando chegar no destino [em uma viajem ou outro lugar] o fará. Chegando lá, tudo o que você tem é um pacote Office antigo ou nem isso. Lembre-se das dicas do Arruma Blog!!.

Por ser um arquivo .xml você verá alguns códigos de programação. O legal é que muitos deles serão em inglês, então somente preste atenção no que estiver em portguês BR, pois é o que realmente interessa. O Arruma Blog abriu o arquivo no Firefox e a mesma mensagem vista no IE foi vista no Firefox. Dependendo da versão do navegador que você tem em seu computador, verá as informações um pouco diferente.

Dica valiosa do Tecnofagia

2 comentários:

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita