Blogueiros e blogueiras são conhecidos por criar notícias, passar informações e espera-se que usem a menor quantidade de coisas duplicadas possíveis, como copiar um post [ou matéria] por inteiro ou parcialmente.
Como saber então se depois de um estudo para fazer um belo post alguém copiou você sem ao menos citar a fonte ou lhe avisar?
Criamos um post anteriormente sobre plágio de blog, seja por inteiro ou parcialmente, e hoje o post fala sobre uma ferramente que muitos blogueiros usam. Acreditamos que o bom uso de todas as ferramentas disponíveis na internet torna seu blog um ótimo meio de trasmição de informações, sem que haja briga e guerras por autores de contéudos. A verdade é que grande parte das notícias da internet é repassada, então uma grande parte dos blogs e até sites não fazem mais que traduzir uma matéria e disponibilizá-las em seu blog, ou repassar algo que já existe. Poucos blogs criam as notícias, a não ser os tutoriais, que mesmo assim também há cópias.
Logotipo do Copyscape, encontrado no site
Atualmente além do Copyscape, há outros sites que ajudam a identificar conteúdos duplicados, e se não me engano até o Google consegue fazer isso para você, só não recordo como. O link que gerencia a quantidade de pessoas on-line do Arruma Blog [Atualmente o Whos Amoung US] também já identifica conteúdo duplicado na net, mas ele só permite ver detalhes para quem paga. A vantagem do Copyscape é que ele ainda é gratuíto e você pode fazer pesquisas pra ver de onde são os links que copiaram seu conteúdo.
O site busca conteúdo escrito que seja igual. Particularmente eu acho impossível não copiar conteúdo. Mas ao menos tenho bom censo de mencionar a fonte e muitas vezes usar a tag de mensão em meus posts.
Uma outra ferramente que não tem um resultado tão rápido é o famoso Creative Commons BR. ele é usado pelo Flickr e por empresas na internet. O legal dele é que é tão certo e legal [digo no papél] que muitos usam-no. Então se você saber que o seu conteúdo foi duplicado sem aviso e sem menção da fonte [com a ajuda do Copyscape] você pode usar a sua licença Cretive Commons para abrir um processo criminal contra o outro blog. E lembre-se que se você pode criar um processo só por isso, outro spodem criar por você.
Logotipo de Liceça Creative Commons
Atualizado em 21-02-2010:
Para saber altas dicas sobre detectar, denunciar e agir em caso de plágio ou roubo de informações o Arruma Blog recomenda este artigohttp://www.masternewmedia.org/pt/2010/02/20/plagio_online_como_detectar_combater_e_denunciar.htm
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.