Dividindo coluna no Uol Blog

domingo, 4 de abril de 2010

Esta é uma dica para os blogs UOL ou semelhantes (mas que também pode ser usada nos blogs Google, é que eles já tem o recurso, mas você pode usar para outros fins), qua ainda não possuem templates como o Blogspot ou Blogger que tem dentro da coluna lateral uma subdivisão de pequenas colunas, como você pode notar aqui mesmo no Arruma Blog em nossa coluna lateral.


 Se ficou um pouco confuso de entender, mesmo com a imagem acima, a explicação é a seguinte: No blogspot, existe o blog com o lugar do post, marcado pelo Nº 1 na imagem abaixo, a coluna 2 e pequenas colunas (opcionais dependendo do modelo que você escolher) marcada pelo Nº 3 na imagem. No Uol Blog e em outros blogs, a coluna marcada pelo Nº 3 não existe. Como muitos sabem, só há duas colunas no Uol blog, uma para as postagens e outra para o 'Quem Sou', que é a coluna lateral.
Hoje vamos aprender a fazer uma coluna lateral semelhante ao dos Blogs do Google.
Modelo demostrativo dos templates UOL e Google

Para que dê tudo certo, seu blog deve ter uma coluna lateral grande ou deve ter a resolução 1024, que já traz consigo uma coluna grande. Uma dica para onde encontrar templates UOL personalisados é no My Nothing, porém ainda com muitos templates para meninas.

Você deve conhecer um pouco da estrutura do seu template, em outras palavras conhecer HTML ao menos para saber onde começa a coluna lateral do seu blog. Vá em Configurações > Modelos > Editor de HTML. Neste exemplo, vamos colocar a divisão depois do perfil na coluna lateral [Repare que está em verde], usando o recurso em HTML de tabelas.


Agora vem o código da tabela para fazer com que apareça duas colunas dentro da coluna mãe:



Entenda a coluna e os códigos:
- Existe além do código da tabela, as informações escritas de linha e colunas, estas podem ser substituídas pelas imagens ou informações que você desejar. No geral esta tabela terá 3 linhas e 2 colunas, sendo a primeira linha escrito Coluna 1 e coluna 2. Lembre-se que a tag Border significa que sua tabela não terá borda alguma e no momento em que você salvar seu template, nada além das informações que você inserir vai aparecer, ao menos que você substitua o valor 0 por 1 ou 2 e verás as linhas da tabela. É importante que o valor seja 0 para que o efeito visual seja semelhante aos blogs Google.
A tag Background é opcional, e significa que você pode inserir uma imagem ou cor de fundo da sua tabela e toda cor ou imagem deve ser inserida dentro de aspas duplas " ". Não acho bom o uso delas, mas resolvi colocar a mostra.
As demais tags formam a tabela. Você pode personalisar sua tabela caso conheça HTML ou duplique mais uma linha e duas colunas, ou simplesmente copiar todo o sódigo entre e substituis as informações.

Agora salve suas modificações e depois republique o blog.

No fim, a sua tabela ficará assim:
Visualização de demonstração de como ficará o tabela

Os pontilhados é imaginário, para você saber da estrutura da tabela.

5 comentários:

  1. Legal, Rafael!
    Assim que me sobrar um tempinho irei implementar meus blogs.Muito obrigada pelas dicas.
    Abraço,
    Josete

    ResponderExcluir
  2. Fala Rafael, blz?! Aqui é o Rafael (seu xará) do xaboo! Gostei de ter te recebido em nosso blog, fiquei muito satisfeito com sua visita!
    Aceito a parceria com certeza, já adicionei o seu banner no xaboo, no campo "parceiros", no sidebar do site. Add o nosso banner também!
    Mais uma vez obrigado e parabéns pelo seu site, gostei muito das dicas, pois tenho um blog no blogspot também!
    Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde... buscando aleatóriamente informações sobre Blogs acabei cainda no seu, tenho ainda dúvidas se parto para um Site ou Turbino meu Blog Uol, Meu endereço é http://www.canchalivre.zip.net, tenho ainda registrado www.canchalivre.com.br que ainda não fiz nada, de uma olhada no Blog e se possível vamos se comunicar, é possível que seus serviços me interesse. No Aguardo.

    ResponderExcluir
  4. Para Carlos Alberto Gatto

    Respondemos o seu comentário diretamente com um comentário no seu UOL blog e esperamos que você entre em contato conosco pelo formulário de contato para que possamos melhor ajudá-lo.

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita