Network: Tanto para um blog pessoal quanto para um blog profissional o network é muito importante. Para você que não sabe o que significa a palavra, entenda de forma resumida que representa uma rede de contatos que não foi construída de qualquer forma.
Em 6 meses você já deve ter visitado centenas de blogs e se identificado com alguns deles, mas qual deles você reparou a forma como o artigo foi escrito sem considerar o assunto foco do blog? Qual deles você achou mais interessante ler sobre o mesmo assunto que o seu? A ideia de fazer essas perguntas está associada ao pensamento de que não vivemos apenas de conteúdo. É importante visitar outros blogs do mesmo nicho bem como é importante visitar outros blogs de nichos diferentes para ver e tomar conhecimento de detalhes que as vezes os outros blogs não tem ou praticam. A partir disso, se tornar um leitor desses blogs e criando seu network em cima dessa ideia (você leitor, e o blog um administrador) você poderá em algum momento, ser um leitor-administrador, conversando com outro administrador e então fazer parcerias sólidas, debater novas ideias de benefícios mútuo e coisas do tipo.
Detalhes dentro do blog: Como está a segurança do seu blog? Sua senha é daquelas que está a um passo da ‘senha convencional’? Seu sobrinho adolescente consegue ou conseguiria ter acesso à sua senha ou blog por algum método simples ou familiar? Este detalhe para um blog que está em desenvolvimento é fator muito importante como sempre foi, mas agora terá um peso maior.
Como está as postagens? Todas elas seguem o mesmo check list? Você já colocou um título atrativo e que condiz com a postagem, uma introdução interessante e convidativa além de recursos gráficos? Seguir alguns padrões não é ruim, mas o diferencial ainda deve existir. Para você que não gosta de padrões, note que todos nós humanos temos em média, 10 dedos nas mãos e 10 dedos nos pés bem como cabelo e outras partes do corpo e isso é um padrão natural. Também note que todas as plataformas de blogs costumam armazenar postagens (ou informações) do mais atual para o mais antigo e aceitam praticamente todos os tipos de informações como texto, vídeo e imagens além de dispor de sistema de comentário e isso é um padrão simples, criado para manter a ordem. Use desse argumento para criar bons artigos e coloque em seu blog alguns padrões, seja de postagem, de respostas aos comentários e até de escrita.
Na gestão convencional, a mulher sente menos oxigênio em seu corpo, mas o bebê está recebendo oxigenação normalmente, isso ocorre pelo crescimento da nova vida que contrai um pouco as partes do corpo da mulher. Na blogosfera, se você sentir que seu blog está ‘sem oxigênio’ mantenha a calma, ele deve estar recebendo as visitas e comentários que habitualmente recebe. Não se deixe levar pelas repentinos momentos em que algum outro blog ou personalidade indicou seu blog e algo diferente aconteceu, pois isso pode ter sido exclusivo para aquele momento.
LISTA DO MÊS
Procure sites de indexação de posts: Além dos tradicionais ‘parceiros’ que podem existir em um blog ou site (podem existir patrocinadores de conteúdo, por exemplo), você pode encontrar ou querer fazer parte de sites que divulgam links. Há por exemplo o Colmeia, Central Blogs e Ocioso, mas cada um com sua particularidade e claro, há outras dezenas por aí, mas sempre verifique a relevância deles na web e em outros blogs. O ponto negativo disso é que esses sistemas não fidelizam leitores e as vezes trazem um tráfego de pessoas muito alta em seu blog, o que pode fazer o blog cair dependendo da hospedagem ou até lhe dar falsas impressões.
Links recomendados: Em alguns sites e blogs, no final das postagens, há indicações de links internos que você pode se interessar em ler. A minha dica é que você configure isso em seu blog. Se for dentro do Blogger, há sites que oferecem serviço para isso e códigos pela internet ou simplesmente veja o artigo de post relacionado no Blogger e no WordPress há plugins para uso. Isso ajuda o leitor a ficar mais tempo em seu blog e desta forma você ganha pontos com o Google e outros buscadores, além de ganhar possíveis comentários ou conquistar o leitor.
Exponha parceiros: Normalmente os sites de indexação de posts requer que você os link em sua página principal. Alguns blogs adotam a ideia de expor os parceiros e os sites ‘amigos’ tudo na página inicial, mas eu não, se não a página inicial não teria conteúdo e sim propaganda. Cada blogueiro deve desenvolver um método que acha mais viável sobre este aspecto, tanto que no meu caso, optei por atualizar semanalmente a lista dos principais parceiros do blog na página inicial e reunir todos os outros em um local só, na página de parceiros. Expor os parceiros é uma forma de agradecer pelos links que chegaram ao blog por meio deles e claro por outras informações e retribuições que eles nos dão.
Mantenha a calma e faça comparações: Caso o blog ainda não esteja dando o retorno que você planejou mantenha a calma. Faça comparativos em números ou em ações para avaliar o que seu blog precisa ser melhorado. Podemos começar com uma enquete no blog ou quem sabe mudando a forma de publicar o post (a hora, a forma como ele é escrito ou o tipo de conteúdo: se você só escrevia texto, crie um vídeo). Toda melhoria tem que ser planejada e determinada o começo, meio e fim então eu acho que de um a dois meses para que você possa ver resultados. Fique atento aos números de visitantes, meios de divulgações e quais postagens foi mais clicada, tudo isso pelo painel do Blogger.
Para o próximo mês, falaremos sobre ferramentas administrativas para a gestão do seu blog e vamos ver como usar os números do nosso blog para melhorá-lo ainda mais.
Obrigado pelas dicas, estão me ajudando muito. Eu acompanho esta "gestação" desde o começo. Um abraço!
ResponderExcluirOlá ,
ExcluirFiquei feliz em saber que você acompanha a série. lembre-se que se houver dúvidas é só questionar ou fazer contato pelo formulário. A ideia é sempre ajudar. Se houver sugestões ou experiências (por menor que sejam), também ficarei feliz em recebê-las.
Sucesso.
Estou passando para deixar um abraço (ando meio relaxada com o blog =/) Desejar uma ótima semana!! Vamo que vamos rsrsrssr
ResponderExcluirOi Rafa, muito obrigada por compartilhar conosco textos preciosos como este! Estou lendo tooodooos!
ResponderExcluirAliás, o AMEM já está no ar, desde dia 07, E claro, comecei com o meme que vc me mandou ;)
Beijo grande
Xau***
^^ Olá Kézia, agradeo a visita e comentário.
ExcluirVisitei ele no modelo antigo e ja tinha gostado da ideia, como vc bem sabe. Hoje voltei lá e vi as melhorias, ta lindo. Agradeço pelas palavras que me envolve lá e parabéns pelo novo projeto só não esqueça de 'excluir' ou ocultar o balela do perfil rsrsrs. Bjos