Como definir valor para todo tipo de serviço

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A definição de um valor, seja para mercadoria, serviço ou comércio é sempre um tema que provoca muitas dúvidas. Então você, que é blogueiro, e sonha em fazer sua loja virtual começar a funcionar – ou apenas divulgar seu portfólio, candidatando-se a oportunidades profissionais e tem dúvidas sobre quanto cobrar – precisa acompanhar nossas dicas para compreender melhor qual o processo de formação de preço para produtos. Assim, sem dúvidas, você conseguirá se colocar melhor no mercado e atingir as melhores oportunidades!

Evidentemente, não é um tema simples. Até mesmo para quem é empresário, ou vende produtos no mercado físico, tradicional, sempre esbarra na questão do quanto pode lucrar, e tenta equilibrar com a possibilidade de compor um preço atrativo ao consumidor, para conseguir vender bem, o que, normalmente, é um dilema.


Devem então ser levados em consideração diversos aspectos para garantir um bom retorno sobre cada venda e se fazendo competitivo frente às lojas concorrentes em seu nicho de mercado. Não fique com medo! Embora pareça muito difícil, não é impossível e dá para você se destacar e obter sucesso!

Entre os fatores que deverão ser observados quando se for fazer a equação para a composição adequada do preço, temos alguns de ordem interna e outros de caráter externo, que, ao final, apontarão o valor mais adequado, para que você estipule seu preço. Tais elementos importantes são:

Concorrência
Sempre analisar, pesquisar e ponderar os valores praticados pelas pessoas ou empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Verificar o porte de um determinado concorrente, sua penetração no mercado, sem deixar de lado o tipo de atendimento oferecido, facilidades para pagamento, número de reclamações em órgãos de defesa do consumidor, ou em redes sociais, para medir a aceitação da marca junto ao consumidor;

Público-alvo
É preciso que se reflita sobre qual o público que se deseja atingir. Ou seja: quem são essas pessoas; o que desejam; quanto pagariam pelo que você está oferecendo; quais estratégias são as melhores para se aproximar desses consumidores em potencial? Quando as respostas para tais questões forem encontradas, você poderá ocupar uma boa posição no mercado;

Fornecedores
Será necessária alguma empresa de transporte para levar os produtos à casa do cliente? ; pode-se estabelecer parcerias com transportadoras?; quais são as melhores formas de distribuir esse produto ou serviço: seria virtual ou físico? Lembre-se que tudo isso custa dinheiro, então, é importante ponderar todos esses itens, para que se possa chegar a uma média de valores para transporte e entrega do produto na casa do cliente;

Margem de faturamento
Qual é a pretensão de lucro? Para responder a essa pergunta, é necessária uma boa dose de realismo, ou, em outras palavras, uma apurada percepção sobre o tempo de experiência que você detém no mercado, se o seu nome já é reconhecido, quantas vendas foram finalizadas e o quanto o que você oferece apresenta diferenciais reais, em comparação à concorrência.

Após ter passado por todas essas fases de análise, passemos à definição de resultados para composição do valor final. Portanto, se você estipular um valor baixo, o lucro, evidentemente, será menor. Caso seja muito acima do praticado pela concorrência, apesar de o lucro ser bem alto, as vendas diminuirão. Desse modo, o valor deve estar em sintonia aos praticados pela concorrência, sempre mantendo em mente a qualidade do que você oferece e o tipo de categoria que pode se enquadrar. Essas pesquisas, se benfeitas, são valiosas, porque você pode chegar a conclusões muito interessantes acerca de quais produtos privilegiar, para sua divulgação; e quais podem fazer sucesso de vendas.

Além disso tudo, é necessário, claro, que você perceba, na prática o quanto terá de investir, até chegar àquele produto, ou quais ferramentas – incluindo o tempo - precisará dispor para fazer determinado serviço. Para que fique mais claro, apontaremos, caso a caso:

Produtos = Matérias-primas + mão de obra envolvida + custos indiretos
Serviços = mão de obra direta + custos diversos
Comércio = valor da mercadoria a ser revendida + demais gastos de aquisição

Com todas essas dicas, você, certamente, conseguirá chegar a um valor muito apropriado, para se destacar no mercado! Boa sorte!

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