Gestando seu blog - Mês 8

sábado, 14 de setembro de 2013


Oitavo mês de gestão do seu blog e neste momento seu bolso pode estar ‘dolorido’ pois o blog está crescendo e ocupando espaço na rede. Se você optou por uma plataforma gratuita então há pouco do que se queijar mas se optou por um host (host é o espaço em disco que você aluga de alguma empresa ao redor do mundo) então os ‘sintomas’ são este. Para aliviar os sintomas você pode gerenciar esse peso que o blog está ganhando.

Antes de falar das ferramentas gerenciais (on-line ou off-line) que você pode usar para melhorar seu blog, quero lembrar que seu blog pode e já tem capacidade de aderir a programas de afiliados. O Google AdSense por exemplo, já vem com um bloco de anúncios em modelos do Blogger para você verificar se quer ou não continuar com ele, mas é necessário configurar e editar a conta no sistema AdSense. O tempo mínimo para a aderência ao sistema é ter um blog no Blogspot e esperar algumas horas, veja o processo aqui. Outros sistemas requer um segundo olhar, mas fique tranquilo que se você já tem um domínio próprio do blog, os sistemas de afiliados normalmente permitem que seu blog faça parte.

Ferramentas gerenciais para blog


Gerenciador de conteúdo – Vejo muita vantagem em ter apenas uma pessoa que produz conteúdo para o blog. Em outro ponto de vista, é legal também o dono do blog centralizar todo conteúdo postado no blog para não haver conteúdo replicado. Gerenciar o conteúdo é pensar em todas as possibilidades e sei que não é bom só uma pessoa produzir e publicar conteúdo pois uma hora ela cansa ou tem algum problema e não conseguirá suprir a necessidade do blog sozinha.
O gerenciamento de conteúdo vai além do que você escreve em seu blog. É uma visão do que os leitores buscam com o que você tem a oferecer somado a sua capacidade de repassar tudo isso em um bom post. O processo que envolve a gestão do conteúdo é: criação > gestão (do que foi criado com o que será publicado) > publicação > distribuição > arquivamento.
A pequeno nível a gestão de conteúdo ganha força quando se tem boas ideias, se conhece o público alvo e quando se tem um local para armazenar as ideias que podem chegar de diferentes formas (quando tomando um café, numa reunião de amigos ou da empresa, sentado sobre a grama, etc) como por exemplo um post rascunho chamado ‘repositor de ideias’ ou um sistema específico para tal. No mundo comercial o processo é bem parecido com o Briefing.
OBS: O Blogger e o Tumblr são considerados gestores de conteúdo por armazenar conteúdo e distribui-lo, mas aqui estamos tratando da informação que será postada nesses locais.
Para distribuir conteúdo publicado, leia artigos sobre FeedBurner.

Gerenciador de comentário – Para quem está começando a blogar agora, este é um item que não deve ter tanto foco, desde que você resolva uma coisa: Como lidar com os comentários maldosos que inclusive foi tópico do mês XXXXX. Em um pensamento rápido, a gestão do comentário pode ser feita da seguinte forma: Se o blog aceitar comentário ele tem duas saídas (ou configurações no painel de administração de comentários) que é apenas cadastrados na plataforma ou serviço de blog que seu blog está ou permitir todos os tipos de comentários inclusive anônimos. VERIFICAR ISSO.
Aqui neste gerenciamento, a quem optar por existir os comentários no blog há outras opções de sistemas de comentários relevantes como o caso do ‘Facebook comentários’, Intensedebate, Disqs e o mais recente do Google + (mas deve existir outros). Já falei sobre alguns deles em postagens específicas e aproveitei para considerar os pontos fortes e fracos do qual ressalvo o Facebook que tem pontos bem expressivos tanto do lado bom quanto do lado ruim. Com esses sistemas você poderá melhorar a gestão do seus leitores e comentários, eu recomendo a leitura dos artigos que falo sobre os sistemas em si de forma mais específica.
Recomendo a habilitação do sistema de comentário em um blog por vários motivos (eu sempre tento usar, quando tenho dúvida, a ideia do que traz mais benefício fazendo uma comparação básica entre listas: ‘bom e ruim’) e ao que parece o ato ‘habilitar comentários’ ganhou do ‘desabilitar comentário’. Já publiquei também sobre a influência que um comentário pode trazer ao nosso artigo, o que não acontece quando o leitor só pode enviar um e-mail ao dono da postagem, então o que no sistema de e-mail é bom apenas para o leitor e dono do blog, o sistema de comentários aberto torna-se ótimo para todos os que passam pelo artigo, dando mais relevância até nas buscas.

Gerenciador de receita – Receita neste tópico quer dizer ‘dinheiro’. Em nossa vida, podemos notar que há uma ‘receitinha’ para muitos momentos de nossas vidas e para algumas conquistas, mas devemos saber que a grande 'receitinha' é estar preparado para todas as oportunidades (e um desafio, é uma oportunidade. Entenda desafio como aquele momento ruim da sua vida).
Gerenciar a receita do seu blog é usar aquela dica do AdSense da Google a favor do seu blog por exemplo e em breve poderá usar a seu favor também. Digo isso pois habitualmente a receita financeira que um blog gera é pequena nos primeiros meses, então todo o valor que entra pode e deve ser convertido em melhorias no próprio blog. A gestão de receita deve levar em conta todas as saídas de caixa (gastos) que você tem com seu blog como por exemplo, hospedagem (hospedagem gratuita no blogspot não paga hospedagem), domínio próprio, template personalizado, manutenção no template, editores, revisores de texto, publicidade física ou digital e todos os outros gastos fixos (nem todos aqui são gastos necessários e fixos). Estes gastos devem ser pagos com o valor que você tem em caixa para gerenciar a criação do blog ou com o valor que vem de anunciantes em programas de afiliados, venda de serviços ou até publicidade direta (acordo entre as duas partes sem nenhum programa)

Agendamento de conteúdo – O recurso de agendamento de conteúdo é muito útil quando estamos entrando de férias ou quando não estivermos ausente do blog por um certo tempo (ou no dia da postagem).
Hoje o Blogger, WordPress e até o Facebook tem os recursos de agendamento de conteúdo em suas formas nativas (sem depender de outro recurso). No Blogger, ao escrever um post via web você pode optar a data e a hora de publicar o post clicando em 'Programar' na coluna lateral. No facebook essa função está reservada as páginas de fans que podem publicar conteúdo automaticamente criado por você, então é possível sincronizar seu blog com sua página no Facebook.
Algumas das 'ferramentas' de conteúdo social também podem ajudar no agendamento de conteúdo nas redes sociais como é o caso do Hootsuite que veremos mais pra frente, mas ele não consegue fazer postagens dentro do seu blog. Para agilizar o processo de edição de conteúdo no seu blog, a ferramenta mais interessante no mercado e gratuita é o Live Writer da Microsoft e para você que deseja conhece-lo, o Gerenciando Blog tem bons artigos de como instalar e usar, depois recomendo que leia o blog Lehsys para aprender como agendar conteúdo com o Live Writer.

Gerenciamento de segurança – Em todas as áreas e momentos da vida, ter segurança e se sentir seguro é questão primordial. No blog é a mesma coisa e não ache que a mesma senha do seu Facebook pode ser usada para acessar o Blogger por exemplo. Para cada acessso, uma senha diferente. O Blogger nos possibilita colocar um segundo e-mail como editor e oferecer a ele opções de configurações avançadas sobre seu blog (sobre o blog e não sobre a conta) mas isso já permite por exemplo que o convidado consiga tirar o blog do seu nome e passar a gerenciar. Recomendo que ao inserir novo editor, apenas dê a ele a opção de postagem e nada mais, no lugar disso, crie ou indique um outro e-mail seu (uma outra conta) para que seja administradora do seu blog, criando assim, dois acessos administrativo no seu blog, um principal e o outro como plano B pois caso ocorra problemas com a conta principal o plano B entrará em ação. Pensamentos de segurança devem existir sempre e em todas as partes pois alguém pode estar querendo lhe testar em seu blog para encontrar falhas ou te colocar um processo bem como isso pode não acontecer (mas prevenir é sempre o melhor). Já testou a segurança da sua senha hoje?

Gerenciamento de backup – A vantagem de pagar por um host é que o serviço de backup normalmente é padrão com os seus arquivos, mas você pode contar com isso no Blogger e no WordPress (dependendo a plataforma, se .ORG ou .COM). Suas imagens no Blogger estarão sempre guardadas e poderão ser usadas facilmente em outros serviços da Google (como por exemplo G+) mas e o conteúdo com os comentários? Neste momento, usar o sistema de comentário externo pode lhe garantir comentários ao longo dos tempos mas não vai te garantir os artigos. O Ferramentas Blogs tem um tutorial falando sobre backup de conteúdo (diferente do template) no Blogger e pelo que eu acompanhei, o blog A.M.E.M. conseguiu provar que isso funciona (ela fez a migração de blogs Blogspot). Dentro do host pago, podemos dizer que cada post é um espaço no banco de dados SQL (ou na tabela) e assim também é para os comentários [Nota: este é um exemplo de como os dados são armazenados lá, para tornar mais fácil a compreensão] e isso torna mais fácil o processo de exportação, importação ou backup desses dados.

Gerenciamento social – Talvez esta seja a parte mais legal de blogar. A interação entre o blogueiro e seus leitores de forma mais próxima e em tempo real possível gera bons resultados.
No mundo atual, o gerenciamento social também pode e está sendo feito pelas grandes empresas de forma automática ou agendada e isso acaba caindo na rotina. Ao confrontar cases de maiores sucessos nas agencias com aqueles que são mais ‘robóticos’, notamos que os que se destacam são aqueles em que os ‘analistas sociais‘ realmente se dedicaram a apresentar a informação, a expor dentro das melhores condições e até a interagir com possíveis expectadores daquela informação. Hoje e de forma gratuita há o Hootsuite, Tweetdeck, Spredfast e muitos outros, mas estes são simples e on-line até, facilitando sua vida. Com um único clique, podemos por exemplo publica ao mesmo tempo no Twitter, Facebook e G+

Alertas – Não acho que esse tópico deveria estar aqui sozinho, mas esta é uma ótima forma de gerenciar o nicho do seu blog. Se inscrever em feeds dos sites que você gosta é uma forma de ser alertado sobre novos conteúdos e gerar um debate sadio, discutindo pontos de vistas e funções ou ainda se inscrever no Google Alertas para receber todo o conteúdo relacionado à uma palavra ou ao seu nicho e desta forma melhorar suas publicações. Creio que esta ação se encaixa a gestão de conteúdo também, mas merece uma verificação maior.

Minha maior dica é ficar atento a novos projetos on-line (principalmente os que não são do BR) pois eles são lançados on-line e revolucionam a rede ou algum detalhe. Os serviços que as startups criam podem nos ajudar na gestão. Você lembra ou conhece o Glunme?

4 comentários:

  1. Muito boas as suas dicas,parabéns pelo excelente artigo!

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    1. Olá, agradeço pelo comentário e visita. Que bom que gostou.

      Abraço

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  2. Gostaria de ver uma comparação das vantagens do gerenciador de comentários via Facebook versus gerenciadores alternativos como Wordpress, Intensedebate, entre outros que você citou. É um assunto específico que quase nenhum blogueiro aborda: o diferencial em SEO do Facebook Comentário em relação aos outros sistemas de comentários.
    Sigo seu Twitter pela sua originalidade. Continue assim!

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    1. Olá Gargamel, sim eu me lembro das interações que tem feito comigo no Twitter e fico feliz por isso, sempre são importantes e bem vindas.
      Sobre a comparação, eu já publiquei artigos que remetem ao pensamento de qual é melhor, mas ainda farei uma busca interna sobre os artigos publicados e possivelmente publicarei algo sobre isso em breve. Agradeço o cometário e visita.

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