O blog e os benefícios para seu filho

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Ser pai ou mãe é uma tarefa relativamente complicada em muitos sentidos, mas é algo tão espontâneo que de alguma forma nos capacitamos naturalmente. Ainda assim, sobre as coisas criadas pelos humanos, o processo de aprendizagem e repasse do aprendizado nem sempre é absorvido naturalmente (quando não é de forma errada).

Cuidar do conteúdo que seu filho (filho aqui, ganha um sentido genérico e representa o gênero e não menino ou menina) vê ou produz é uma tarefa a mais na educação do seu filho e felizmente esta é uma tarefa sua que pode alinhar com tarefas da sociedade e da escola. Vamos ver algumas situações que você pode ou deve sugerir ao seu filho a criação de um blog ou ainda o uso de aplicativos educativos.

- Seu filho está aprendendo as palavras e tem idade próxima dos 7 anos, você pode usar jogos de memorização de palavras com a ajuda de tablets, celulares ou computadores.
- Seu filho está desenvolvendo as palavras e tenta ler sílabas, aproveite para envolver ele em jogos de raciocínio com a sua ajuda e que tenha a mesma palavra em inglês (ou outro idioma)
- Seu filho supera os 10 anos de idade e fica muito tempo no vídeo-game (computador ou celular). É provável que em um ano nesta rotina ele tenha adquirido aptidão para digitar rápido no teclado dos gadgets e/ou fazer final em mais de um jogo. Estimule seu filho a lhe explicar com o máximo detalhe possível, quais foram as fazes mais difíceis dos jogos que ele tem e conseguiu passar (isso também vale para quem fica nos jogos do Facebook). Se você notar que entende a forma como seu filho narrou as vitórias no jogo ou mesmo que seja a interação dele no universo tecnológico, incentive-o a escrever isso em um computador (No Word por exemplo) e se seu filho permitir, depois que você ler e verificar se o texto não traz nenhuma exposição da criança ou de segurança (palavrões, amigos dos filhos e outras coisas) crie um blog para seu filho e ajude ele a publicar esse conhecimento para crianças novatas.
- Seu filho é um pré-adolescente e se nega a ajudar dentro de casa pois está frequentemente usando celular, computador ou tablete seja lá por qual motivo. Primeiro, tente entender qual a principal atividade que seu filho faz usando o gadget. Provavelmente será para jogos, assistir vídeos de músicas ou de ‘ídolos teen’ (músicas, bandas e personagens do YouTube) e troca de mensagens instantâneas com outros amigos. A maioria dos pré-adolescentes gostam de se expor um pouco (seja pela beleza física ou pelas coisas que a mídia mostra na TV), então use programas de TV como os de culinárias para indexar (indexar = juntar com...) o tablet ou celular e ligar o YouTube para preparar receitas já conhecidas pelos pais, mas que podem ser feitas com o auxílio dos pais e de quebra, o filho poderá atualizar o status do Facebook como ‘preparando o almoço com as dicas da Ana Maria Braga’ ou ‘meu dia de Edu Guedes’ entre outras mensagens criativas apenas para amigos. Neste contexto, você estará permitindo que o uso da tecnologia não seja evitado e insere no contexto familiar um dos benefícios da tecnologia (as vezes seu filho se identifica mais com a explicação de outras pessoas do que com suas explicações) sem desconsiderar o contexto social que seu filho está (jovens gostam de se sentir importantes ou perto de seus ídolos, use isso a seu favor). Você pode usar esta mesma metodologia para envolver seu filho em outros aspectos da vida em família. Peça a seu filho buscar algum assunto que você queira discutir e depois eleve o nível da conversa usando seus argumentos mas sempre respeite o espaço dele.
- Seu filho não faz toda a lição de casa. Sabemos que o número de jovens em bibliotecas caiu muito nos últimos 10 anos e nem por isso os professores pararam de pedir pesquisas. Reserve sempre um momento para estimular seu filho a fazer coisas boas e acompanhar seu filho na lição de casa. Uma dica é, se seu filho costuma passar algumas horas assistindo filmes de vloguer (pessoas que falam sobre assuntos do dia a dia por meio de vídeo) do Youtube, estimule seu filho a pesquisar o assunto, verifique se algum dos jogos que ele tem em casa menciona o assunto da matéria (a ciência, geografia e a matemática são ótimos exemplos para serem encontradas em jogos) e depois que o material estiver escrito (mesmo que seja escrito no computador, para depois ser impresso) peça a ele gravar um vídeo e postá-lo no YouTube (lembre-se de seguir alguns recursos de segurança, como as roupas que não deve chamar muito atenção e não deve ser com o uniforme da escola, a escolha do lugar, não é bom que seja em um ambiente conturbado da casa e escolha de preferência uma parede com fundo liso de única cor). Desta forma, a criança poderá mostrar ao professor, poderá ensinar mais pessoas sobre o que ela aprendeu e poderá rever (e estudar) quantas vezes desejar. Se a criança não desejar postar no YouTube não tem problema, crie um diretório no seu computador apenas para este ato, vai ser legal rever isso no futuro.
- Seu filho está perto dos 15 anos e tem alguns picos de entusiasmos ou reclusões. Não posso falar pela maioria, mas até onde eu sei e me lembro, a vontade de ter amigos que nos entendam é muito grande até os 17 anos de idade. Nestas horas, se o filho for menina, talvez ela queira um diário para escrever suas frustações e melhores momentos. Tanto menino quanto menina, podem ter um blog e o blog pode ser privado (fechado totalmente ou aberto apenas para convidados) e toda a frustação ou momentos relevantes podem ser compartilhados com imagens ilustrativas. Eu recomendo que o uso do blog seja sempre público, mesmo nesses casos. Haverá sempre outras pessoas que passam por situações parecidas e poderá ajudar ou ficar ainda mais feliz pelos momentos do seu filho. Se seu filho optar por um blog desses, oriente ele a usar um pseudônimo (ou nome fictício) no lugar do nome real e evite expor dados como geolocalização nas postagens e nos detalhes do ‘sobre mim’. Nomes de pessoas próximas também devem ser modificados ou omitidos, para preservar o bem estar entre todos, e desta forma seu filho poderá usar o blog para buscar mais pessoas que compartilham dos momentos e sentimentos na escola ou na vida dela sem problemas.

Em resumo, algumas lições estão relacionadas em cada situação acima: os pais devem estar dispostos a participar da rotina tecnológica do filho bem como devem usar a lição de casa para envolver os filhos ou vice-versa, devem envolver o que eles mais gostam de fazer na lição de casa ou nos aprendizado do dia a dia.

E depois de um breve recesso na blogosfera, eis que volto a postar. Não o blog não ‘morreu’ e eu não vou desistir do blog, apenas me ausentei por conta da faculdade e do trabalho fora da blogosfera. Preferi não postar nada do que fazer uma postagem mais ou menos, afinal o público deste blog não é mais ou menos.

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