Passo a Passo: Categorizando mensagem no Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Já falamos sobre a inclusão de marcadores ou categorização no Uol Blog. Agora o assunto também voltado a organização de conteúdo no Blogger [Serviço de Blog do Google] é sobre os marcadores deste serviço. Para entender um pouco mais sobre organização de conteúdo e sobre administração deste item, você pode expandir este post clicando em "Continue lendo" ou clicando sobre o título da postagem.


Para que serve um marcador?
Um marcador, alem de ajudar a identificar e classificar o conteúdo do seu post, ajuda a fazer com que os sites de busca encontre facilmente o seu conteúdo. 
Imagine seu blog daqui a dois ou três anos, como você fará uma busca por determinado conteúdo? Ou como se lembrar daquele texto que foi dedicado tanto tempo e como ele, só foi feito mais três (três estes que poderiam ter sido classificados com um marcador), como resgatá-lo sem nenhuma classificação. Fazer uma busca no blog nem sempre é recomendável pois não há muita referência de palavras ou já pouco se lembra do mesmo.
No Arruma Blog, os marcadores estão a direita com a quantidade de posts relacionados (numeração) e classificado por intensidade (tamanho da fonte). Tudo a partir do recurso do Blogger.

Certo, então como faz?
Siga o fluxo normal para criação de uma postagem. Repare no campo inferior do blog onde há "Marcadores" e um local para inserção de dados (palavras por exemplo) e depois um link escrito "Mostrar tudo". É na caixa de texto que você deve escrever o marcador desejado. A complexidade do Blogger é tão grande que mesmo não tendo criado ainda o marcador, você pode escrever o nome desejado neste campo e quando você clicar em "Publicar Postagem" o marcador será criado por esta postagem e ficará disponível para uso futuro. Caso sua postagem se enquadre em mais de um marcador, que normalmente é de uma só palavra (exemplo: 'blog' ou 'bobagens'), você pode colocar vírgula entre uma palavra e outra e ainda você pode usar duas palavras para um marcador, exemplo: "Para Blog".

O link "Mostrar tudo" serve para ajudar você a identificar todos os marcadores do seu blog, e caso haja necessidade de inserir um deles ao post, basta clicar sobre um dos seus marcadores. Os marcadores voltam a ficar oculto quando o link "Mostrar tudo" é clicado.

E depois, eles aparecem na minha página sem fazer nada?
Não. Depois disso, você deve conhecer um pouco mais o seu blog. Em muitos modelos padrões do Blogger, ele já vem de forma nativa, mais mostre que você é melhor do que o padrão, verifique a partir do "Design" do blog, se há algum Gadget instalado no seu blog com o nome de marcadores ou algo do tipo. Se possível clique sobre cada Gadget do seu blog para conhecer suas funcionalidades. Caso não haja nenhum, clique em "Adicionar Gadget" e escolhe o "Marcadores". Com isso o seu blog irá reconhecer os marcadores e mostrá lo tanto no local determinado no seu blog quanto nas postagens (caso a função de mostrar marcadores na postagem esteja ativado).

E como posso remover ou criar novo sem ter que criar um novo post?
Clique sobre a aba de "postagem" no seu blog e procure pela sub-aba "Editar Postagem". Repare que aparecerá todos os posts do seu blog e em tamanho menor, os marcadores de cada postagem. Para inserir ou remover postagem localize a opção "Ações de Marcadores" no topo da página e aparecerá, além dos marcadores existente, a opção de Criar novo marcador. Mas lembre-se que para criar ou remover um marcador você deve antes, selecionar os posts que sofrerão a ação e depois clique nas opções.

Após toda mudança é só salvar a modificação e verificar como ela ficou.

Ficou dúvidas? Pode comentar nesta postagem, entrar em contato pelo formulário (link no menu ao topo) ou ainda visitar mais uma explicação do parceiro [Ferramentas Blog]

4 comentários:

  1. Gostei do post! Muito bem explicado!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. caro amigo estou com um problemão. ñ estou conseguindo fazer upload de fotos nem video no meu blog. abre a janela do up load mas ñ abre a opção selecionar imagem entendeu? pode me ajudar? sdrproducao2009@hotmail.com grato abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada! Deixou meu blog muito mais jeitosinho. Muito bem explicado! Bjs

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita