Não há som mais há vontade, há vida. Será que o blog que você acessou é de uma pessoa igualzinha a você que fala, anda, toca em tudo e usa todos os sentidos que um humano tem? Sim amigo leitor, você pode estar visitando o blog ou site de um deficiente auditivo ou outro deficiente físico e nem todos tem as mesmas capacidades que nós. Vamos entender um pouco mais do mundo dos cegos e outros deficientes?
O Arruma Blog tem uma preocupação a mais com os leitores e amigos blogueiros que portam algum tipo de deficiência. O que nos impede de tornar este blog literalmente acessível segundo as recomendações da W3C e outras instituições. A partir de hoje, começa uma luta [interna ao menos] para melhorias em nosso site. Vamos falar mais de ações que você como blogueiro pode tomar a fim de tornar seu blog acessível por um deficiente físico, criando mais um leitor e seguidor de seu blog.
O que mais me chama a atenção são pessoas com deficiência visual pois estas necessitam de interpretes digitais que nem sempre conseguem ler nossos blogs e sites por estarem literalmente fora de qualquer padrão ou por conter links pós links. Um exemplo é um portal com três linhas de menus ou com o menu que ao passar o mouse revela mais opções: Para estes, o deficiente visual demora uma eternidade para chegar ao conteúdo ou para ver item por item ou ainda não consegue navegar pois o menu, quando 'suspenso ou revelante de mais conteúdo' não está apropriado para a navegação com a tecla TAB.
Limitações de um deficiente visual
Como o foco é o deficiente visual, as limitações que conseguimos identificar até hoje são:
- Uso de um software específico para converter a interface gráfica em áudio (tanto os textos dos artigos quanto imagens)
- Problemas de acessibilidade em conteúdo tanto em sites de todos os níveis quanto em blogs
Conhecendo um pouco mais
São mais de 750.000 deficientes visuais no Brasil representando algo em torno de 0,5 % de toda a população e muitos deles só não tem a visão mais tem todo o potencial para acessar o seu blog, comentar e interagir com a riqueza de seu conhecimento. Da população do Brasil, o deficiente físico está em segundo lugar segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) por isso a atenção a todos os cidadões deve estar em primeiro lugar, até antes do capitalismo (monetização).
Os deficientes encontram hoje muitos recursos tecnológicos que os ajudam a permanecer usando a internet e fazendo coisas do cotidiano dos não deficientes. ONGs, Empresas privadas e o Ministério Público tenta cada vez mais ajudar a integrar estas pessoas em todos os meios e em nossas pesquisas encontramos muitos casos de sucesso. No próximo artigo, você vai ver também um exemplo de acessibilidade para quem consegue ver mais não consegue movimentar corretamente o corpo.
Olha adorei a ideia de colocar o blog mais acessível aos deficientes visuais e físicos também,vou aguardar as próximas postagens pra ver o que vc sugere a respeito disso!
ResponderExcluirabraço e boa semana=)