No ultimo mês de gestação do seu blog, podemos dizer que ele não está mais tão dependente das suas ações como editor do blog pois o público também ajuda a replicar conteúdo na rede, a sugerir melhorias e se encarrega de fazer a troca natural da internet: Conteúdo por feedback.
Ao longo destes noves meses você viu dicas e formas de gerenciar seu blog para torna-lo mais relevante na blogosfera e consegue manter a qualidade e relevância por conta própria, tento apenas que se manter atualizado em alguns aspectos de gerenciamento e claro, se atualizando sempre no seu nicho (assunto).
Revendo os principais pontos para uma boa gestão:
- Um blog que não tem um foco, um objetivo não terá grande sucesso, mas pode existir
- Defina objetivos
- Conheça os riscos e benefícios (concorrência, mercado, assunto, segurança, etc)
- Treine e erre nos primeiros meses. Ganhe experiência com isso.
- Seja único: Compre um domínio próprio, tenha um e-mail próprio e forma de edição
- Conheça os recursos que a sua plataforma lhe oferece e use a benefício do seu leitor
- Tenha bons relacionamento com pessoas do mesmo nicho e com os leitores e se relacione com blogs que não são do mesmo nicho que o seu.
- Use ferramentas para melhorar o desempenho do seu blog em todos os aspectos possíveis (inclusive na gramática).
Dicas de ações contínuas (que sempre poderão ser feitas em seu blog):
- Se manter atualizado no seu assunto ou em formas de entregar a mensagem. É válido se especializar em formas textuais, em criação de vídeos e outros conteúdos.
- Dar voz ao leitor por vários meios sendo o mais relevante o comentário no próprio artigo. (e-mail e rede social também conta)
- Atualizações de template e Layout (quando necessário). Recomendo uma vez por ano ou duas vezes por ano no máximo. Ter uma identidade visual além do logo do blog é importante mas não mude muito para não confundir os leitores.
- Sempre que possível, crie formas inovadores e inusitadas de atrair visitas ou novos leitores. Faça boa parcerias e promoções.
- Abuse de datas fixas para criar campanhas, homenagens ou falar sobre algum tema.
Desejo que seu blog seja um sucesso a cada dia e que você seja um gestor. Até o próximo artigo!
Se você deseja ter acesso rápido a todos os outros artigos sobre a série, é só clicar aqui ou buscar por 'gestando'.
0 comentários:
Postar um comentário
Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.
É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.
Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.