Google+ permite URL personalizada

segunda-feira, 11 de novembro de 2013


A Google continua apostando em sua nova rede social e ainda não se pronunciou sobre o antigo e falecido Orkut. Há boatos¹ de que a equipe do Orkut estaria trabalhando no Google Plus (ou G+) e ajudando a fazer a migração de funcionalidades do Orkut para o Plus, além de ajudar a integrar os serviços já existentes ao Plus.

A integração GPlus e outros serviços começou com a barra superior na página inicial, que foi trocada por um símbolo quadrado perfurado. Recentemente ao entrar no YouTube o visitante recebia (ou ainda recebe) uma dica sobre novidades na forma de comentar e ver comentários. As mudanças são baseadas no seu histórico de navegação (cookies) pois mesmo deslogado da sua conta Google, a relevância ainda é para comentários de amigos ou amigo do amigo e quando logado as coisas ficam mais legais: Os comentários de amigos se sobressaem e na página do vídeo podemos ver agora menções de amigos ao vídeo, mesmo que ele não tenha feito nenhum comentário direto no vídeo.

Agora é possível mostrar quem poderá ver nosso comentário, compartilhar o comentário no G+, como o próprio Facebook já permite isso em seu sistema de comentário e o mais legal de todos, agora podemos formatar textos como já fazemos no Google Plus (está aí uma prova e vantagem de que o sistema de comentário foi integrado ao G+), então agora para escrever em negrito no YouTube ou no GPlus você deve escrever sua palavra ou frase entre ‘**’ exemplo *arruma blog*, caso queira escrever em itálico a palavra deve estar entre ‘_ _’ e riscado também é possível entre ‘- -‘. Publiquei uma postagem no G+ sobre o recurso a um tempo atrás que você lê aqui.

URL CUSTOMIZADA GOOGLE +


Enquanto os serviços da Google estão sendo integrados e atraindo mais e mais usuários para um único local, as melhorias no próprio Google + não param. Eu ainda não sei qual o critério usado para mostrar conteúdos em página expandida ou em espaço maior e os que ficam somente em locais pequenos, pois observei que as vezes ele não tem muita relevância em ‘+1’ porém é um vídeo do YouTube e as vezes ele tem sim relevância mas é de uma grande empresa, enfim, to buscando. Quem sabe essa parte de destaque de conteúdo seja a próxima a acontecer, como hoje ainda acontece nas páginas comerciais do Facebook, mas por enquanto o destaque é para endereço personalizado no serviço.

A configuração desta URL personalizada eu achei bem mais limitada porém ainda funcional. A seleção do nome é bem diferente à do Facebook e do Twitter (a url do Twitter sai na frente ganhando de 10 a 0 sobre as outras) e o Google sugere a melhor URL a partir do nome da sua página e do seu perfil, mas isso só é possível quando o serviço te mostra uma mensagem em barra preta com botão ‘Adquirir URL’ e fora isso, você não pode solicitar.

Serviços comerciais como a UOL e Coca-Cola já utilizavam a URL personalizada no Google Plus para não somente testar como o leitor o identificaria mas provavelmente para testar a infraestrutura ao redor dos nomes associados. Por mais que os nomes sejam mais fáceis para serem encontrados por nós usuários da web, mudar os tradicionais números da URL para letras é algo mais complexo (mas não acho que seria para a Google, e está sendo). Paciência é o que manda nestas horas. O Arruma Blog conseguiu o dele e alguns colegas como o Gerenciando Blog, além de conseguir a personalização do nome do blog, também conseguiu o perfil próprio.

Um passo a passo para configurar ambos estão disponíveis no parceiro Gerenciando Blog.

¹ Eu mesmo que disse aos meus amigos rsrs

Para saber mais sobre as atualizações no YouTube clique aqui.

2 comentários:

  1. Eu gostei da URL personalizada do Google+, fica mais simples e fácil de gravar na memória do que aqueles números imensos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ficou bem melhor assim e também acho que é mais fácil para gravar. Agradeço a visita e comentário Márcio.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita