Dicas: mantenha seu blog sempre atualizado

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Existe coisa pior do que você acessar um blog com expectativa e, quando o abrir, ver que a última atualização foi há três semanas ou então há dois meses? Isso é muito chato e, além do mais, faz com seu blog perca moral com o leitor, que não vai se fidelizar pelo fato de não saber qual é a periodicidade daquela página. Ou pior: se aquele blog vai continuar a ser atualizado.

Terminar um blog não é algo proibido ou então condenável. Todo mundo têm seus motivos para dar um a um projeto, mas se o seu ainda está ativo, deixe isso bem claro para os seus leitores da melhor forma possível: atualizando-o SEMPRE!



Se o seu blog é de periodicidade diária e com assuntos “quentes”, é normal que você tenha que dedicar muito mais tempo para o projeto do que se ele fosse de assuntos mais “frios” e com periodicidade semanal. Portanto, antes mesmo de criar um blog, isso é um fator determinante para saber se o projeto que você pretende tocar vai ter sucesso ou não.

Confira abaixo algumas dicas para que o seu blog não seja visto como um “blog morto” para quem o acessa:

BLOGS COM NOTÍCIA DIÁRIAS
Como já foi citado acima, o nível de dedicação precisa ser muito grande. Para não deixar seu blog desatualizado e ao mesmo tempo economizar tempo, não é necessário que seja feito todo um planejamento para o dia, afinal as coisas vão acontecendo sem que você tenha controle e, por isso, fazer todo um plano diário se torna uma missão mais complicada.

Faça rondas nos principais portais de blogs e sites referentes ao seu nicho e poste tudo o que você achar que for interessante para os seus leitores. Para um blog com periodicidade diária, a palavra preguiça não pode fazer parte do dicionário.

BLOGS COM PERIODICIDADE SEMANAL



Ah, os blogs de periodicidade semanal, como eles são muito melhores para se trabalhar, para fazer um real planejamento e, ainda por cima, dar mais tempo para curtir a vida longe da tela de um computador.

Para esses tipos de blogs, que geralmente são sobre assuntos mais “frios” e praticamente são blogs opinativos, é sempre legal que se faça um planejamento bastante detalhado do mês, assim como fazem outros tipos de profissionais, como os varejistas com as suas planilhas de controle de estoque.

Na última semana de um mês, comece a planejar como serão os próximos trinta dias. Defina os dias que vão ser publicados os artigos, o tema que esse artigo vai abordar e, se possível, até mesmo o assunto que vai ser tratado.

Se você tem um blog sobre seriados, por exemplo, você sabe que no dia 06 de abril Game of Thrones vai retornar para a quarta temporada. Assim, é de seu conhecimento que você vai ter que falar sobre o assunto, logo, já em janeiro já dá para fazer esse planejamento e adicionar este artigo na sua planilha de postagens.

É claro que cada um encontra o melhor método para trabalhar e manter seu blog sempre em dia. Independentemente da fórmula adotada, o importante é NUNCA deixar ele desatualizado por um motivo banal, como preguiça ou falta de motivação. Isso pode custar caro no futuro em termos de audiência.

Este post é fruto da parceria entre Arruma Blog e SEO Master.
Você pode nos enviar um artigo, escreva um Guest Post.

2 comentários:

  1. Bem representado Rafa. No meu caso é falta de organização mesmo, sempre naquela de planejar post's que no dia não ficam como eu quero, então mudo o rumo das coisas e pronto. Vira aquela bagunça monstruosa!
    Ótimo tema abordado Rafinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs, mudar o rumo faz parte as vezes mas não podemos deixar isso ser frequente. Agradeço a visita e comentário Andressa.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita