Usando o Facebook

segunda-feira, 3 de março de 2014


O Facebook é um dos sites mais relevantes da atualidade, uma das empresas mais valiosas do mercado mundial, e já passou por diversas mudanças ao longo dos 10 anos de existência do site, tudo isso só para agradar os usuários que sempre esperam novidades e melhorias.

O nome da empresa já foi citado tantas vezes em diferentes meios de comunicação que é impossível não conhecê-la. O processo de cadastramento na rede social é simples e intuitivo, basta acessar o site e digitar seu nome, digite seu nome, data de nascimento, gênero e endereço de e-mail válido no formulário de cadastro. Um e-mail será enviado ao endereço cadastrado para finalizar o cadastramento.

Agora você é cadastrado no Facebook. Você pode alterar fotos como a do perfil e a de capa e evite usar imagens que não de sua autoria ou que passem mensagens distorcidas, racistas ou que vão contra as leis e éticas do nosso país. Você também pode alterar outros dados que estão em seu perfil, basta clicar no ícone de configuração no canto superior direito da tela.

Como o Facebook muda frequentemente de design e se ajusta à medida que sua equipe se sente mais agradável, é inviável colocar um passo a passo com todas as imagens para você seguir. Hoje é uma forma e amanhã poderá ser de outra.

COMO PUBLICAR E COMPARTILHAR ALGO?
Na medida que você adiciona pessoas, você vai ver o que elas postarem em uma tela chamada ‘linha do tempo’. Nesta tela, você verá possibilidades como o famoso ‘like’ representado pelo ícone de uma mãe em tons azuis e também a possibilidade de compartilhar. Ao clicar em compartilhar você irá compartilhar na sua linha do tempo o que alguém escreveu ou viu e aproveite para fazer seu comentário em cima do que seu amigo escreveu.

Ao publicar ou compartilhar algo (seja pelo celular ou computador) verifique se você quer que todos vejam ou só seus amigos. Para você que tem blog, convém permitir que algumas publicações sejam lidas por qualquer um, mesmo que a pessoa nem tenha Facebook, mas cuidados nunca são demais.


COMO CRIAR UMA PÁGINA PARA MEU BLOG?
Você tem um blog e deseja criar uma página de fans para ele. Para isso, siga o link ou clique sobre ele http://www.facebook.com/pages/create/ e escolha o tipo de página que deseja criar. Não há certo ou errado, mas evite usar a opção de ‘Marca ou produto’ se seu blog não é uma marca ou produto que rende dinheiro. O Facebook usa a classificação para solicitar dados específicos na próxima tela, então pense bem e depois é só ir preenchendo os dados necessários e pronto, estará com uma página sua. Somente após 30 likes (ou 25 se a política não mudou) é que você poderá customizar o nome da página para um que ainda não exista, como por exemplo a do Arruma Blog que é facebook.com/arrumablog

COMO CRIAR ABAS DENTRO DA SUA PÁGINA?
Isso é um caso específico. O Face já mudou a forma de conseguir esse recurso umas duas vezes e não me surpreenderia se isso ocorre novamente. Ainda assim, caso você queira criar um formulário, uma página informativa ou sei lá, apenas escrever algo que consiga formatar em HTML, então recomendo que leia o artigo ‘Como criar página HTML personalizada no Facebook’. Talvez, depois de criar sua página personalizada (ou mesmo que você não crie uma página HTML e use aplicativos para sorteio como o Sortei.me) você queira mudar apenas o ícone então poderá ler ‘Como mudar o ícone de Apps no Facebook’.

Podemos também usar as postagens que qualquer pessoa ou página publicou de forma pública para incorporar ela a uma postagem no blog ou no seu site, e o recurso lembra muito, o que o Twitter já disponibiliza fazer.

Tanto no perfil pessoal quanto em páginas, o site disponibiliza um recurso legal para destacar postagens que você desejar e isso ajuda as pessoas a ver o conteúdo. Basicamente o que você precisa fazer é localizar uma estrela depois de publicar algo ou verificar a opção ‘destacar publicação’ nas opções daquela mesma postagem.

AGENDE CONTEÚDO EM SUAS PÁGINAS
Um recurso que eu uso e gosto é o agendamento de postagens. Infelizmente não é um recurso disponível para o perfil pessoal e apenas para páginas, mas que ajuda muito e torna as coisas muito mais fácil.

Podemos então agendar uma publicação que envolva textos, imagens e vídeos (links com pré-visualização) em data e horário desejado mas sempre no tempo futuro com alguns minutos mínimos para publicação. Para saber mais detalhes, leia ‘facebook e o agendamento de conteúdo’.

HÁ MUITOS TERMOS QUE EU NÃO ENTENDO NO FACEBOOK
Palavras e termos como ‘Plug-ins sociais’, ‘Phishing’, ‘Mural’, ‘Linha do tempo’ e outros te parece muito diferente? Tenha calma que o próprio Facebook já tem uma definição pra te ajudar. Além destas há mais de 20 termos e palavras que o site usa para se comunicar com seus usuários e algumas que você vai ler nos comentários dos amigos.

CONCLUSÃO
Não há muita diferença entre o Facebook e o finado Orkut ou outras redes sociais. Para qualquer uma delas, há uma regra universal ‘Mantenha bons hábitos e seja responsável’. As dicas aqui descritas envolvem tanto quem ainda não conhece o site quanto quem está com medo de se aventurar pra criar uma página e não sabe o que muda. Não tenha medo, tudo o que muda é que você receberá mais notificações (e poderá ajustar isso) além de muitas interações e divulgação da sua marca, produto ou ideia (se houver um planejamento para sua página). Espero ter ajudado e aos que já sabem de todas as dicas, o bom é recordar.


Para saber mais visite Facebook Ajuda

3 comentários:

  1. adorei este post, e tava querendo saber mais sobre agendamento de post no facebook e achei o link aqui *---* .

    Abraços, Edwin.
    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edwin, fico feliz que tenha gostado. O agendamento de post é relativamente simples e se bem usado (compreender as melhores horas e mostrar bom conteúdo) ele traz um retorno muito grande ao blog.
      Qualquer coisa, é só perguntar ou pedir ajuda.
      Abraço

      Excluir
  2. Oi Rafa, passei por aqui e o seu blog continua ótimo como sempre!
    Beijocas

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita